RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Ações
Invista em ações e vire acionista de grandes empresas
Invista na Bolsa de Valores e conte com nossa expertise em Renda Variável
O que são Ações?
No mercado de Renda Variável, o investidor tem inúmeras opções de produtos. A principal e mais conhecida é o investimento em Ações.
Ações são um ativo que representa a menor parcela de uma empresa de capital aberto. Ou seja, ao investir em ações, você compra um percentual e se torna acionista da companhia. Quanto mais ações adquirir, maior será a participação do investidor na empresa.
Todas as negociações desses ativos acontecem na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Na prática, a Bolsa funciona como um mercado. Porém, ao invés de mercadorias, são negociadas ações.
Para garantir a segurança e o funcionamento do mercado acionário, a B3 atua em parceria com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ambas são responsáveis por regular e fiscalizar os investimentos em ações.
Como investir em ações
Para serem negociadas em Bolsa, as empresas precisam realizar um IPO (Oferta Pública Inicial). Essa é uma operação para a companhia abrir seu capital e vender parte da empresa aos investidores em forma de ações.
Além de comprar uma ação diretamente no mercado primário, ou seja, diretamente da empresa após um IPO, é possível investir em ações no mercado secundário, comprando de outros investidores.
Dentro do mercado acionário na B3, as empresas são classificadas por índices. O principal deles é o Ibovespa. Ele é formado pelas empresas com maior liquidez e volume financeiro negociado no mercado.
Na prática, o Ibovespa funciona como um “termômetro” do mercado, mostrando o desempenho médio dos papéis.
Diferentemente do mercado de Renda Fixa, onde os investidores possuem mais segurança e previsibilidade ao investir, o mercado de Renda Variável é mais arriscado, ao mesmo tempo em que oferece mais possibilidade de ganho ao investidor.
Ao investir em Ações, o investidor estará exposto a três riscos
Risco de mercado
Riscos relacionados a fatores da economia e que não estão ligados diretamente à empresa. Crises políticas, indicadores econômicos e cenário externo são alguns fatores que podem impactar o investidor.
Risco da empresa
Risco diretamente ligado aos resultados trimestrais e anuais das empresas. Caso a companhia não apresente bons resultados financeiros, é provável que o preço das ações se desvalorize.
Risco de liquidez
Risco relacionado a oferta e demanda das ações. É possível que o investidor queira vender seus ativos, mas não encontre nenhum comprador no mercado.
Tipos de Ações
Há três tipos de ações na Bolsa de Valores. Confira as principais características de cada uma:
Ações ordinárias
Ao investir neste tipo de ação, você tem direito a voto e participação nas decisões da companhia em assembleias.
Ações preferenciais
Não permitem ao investidor votar em assembleias da empresa, mas têm preferência na distribuição de proventos e dividendos.
Units
“Pacote” formado por ações ordinárias e preferenciais.
Análises de Ações
Quem investe no mercado de ações tem como objetivo comprar um ativo a um preço e revendê-lo por um valor maior. Para aumentar as chances de acerto, são usados diversos modelos de análise, sendo os dois principais a Análise Fundamentalista e a Análise Técnica.
Análise Fundamentalista
São avaliados os resultados e as perspectivas de crescimento da empresa, incluindo sua situação fiscal e a qualidade da gestão. Além disso, os modelos de análise levam em conta o setor de atuação da companhia e a economia como um todo. É usada para operações de médio a longo prazo.
Análise Técnica
Também conhecida como Análise Gráfica, esse modelo estuda comportamentos históricos dos preços dos ativos para identificar padrões e traçar possíveis cenários futuros. É usada para operações de curto prazo.
Distribuição dos lucros entre acionistas
Investir em Ações pode gerar uma fonte de renda periódica relevante para os investidores. Se houver lucro, as empresas de capital aberto são obrigadas a distribuir no mínimo 25% do lucro líquido aos acionistas. A distribuição de lucros acontece de duas maneiras. São elas:
Dividendos
A empresa distribui esses pagamentos aos acionistas após o pagamento dos impostos sobre o lucro. Como o valor já foi tributado, o acionista recebe os recursos livres de impostos.
JCP
A empresa distribui os Juros sobre Capital Próprio antes da tributação dos lucros. Por isso, o acionista recebe os recursos com uma alíquota de 15% de IR retido na fonte.
Tributação da Renda Variável
Operar no mercado de Renda Variável inclui custos de corretagem e emolumentos pagos à B3.
A tributação é separada entre operações comuns (ordens de compra e venda executadas em dias separados) e operações de Day Trade (ordens de compra e venda executadas no mesmo dia).
Tipo de Operação
Operações comuns
inferiores a R$ 20 mil
Operações comuns
superiores a R$ 20 mil
Day Trade
Alíquota
Isento
15%
20%
Diferenciais de investir em Ações
Como as ações oscilam de acordo com os resultados das empresas, expectativas do mercado e desempenho da economia, os investidores precisam se munir de informação para tomar a melhor decisão na hora de comprar ações.
É por isso que unimos toda a experiência da nossa equipe de análise com os esforços do
time operacional disponibilizando mensalmente as Carteiras Tank Bank Top 10 (Ações e BDRs)
Para que você possa investir como um profissional, mesmo com pouco conhecimento de mercado, nós identificamos as melhores oportunidades no mercado de Renda Variável e apresentamos nossas sugestões nas carteiras recomendadas.
E nossa equipe faz os investimentos para você, para te manter sempre atualizado com nossas indicações.Tudo com praticidade e agilidade.
Quer Investir? Abra sua conta
O Tank Bank possui especialistas para te apresentar as melhores soluções de investimento para seu perfil e objetivo de vida.